A transação imobiliária envolve alguns custos e taxas, das quais podemos enumerar algumas como cartórios, escritura, registro, além de outras taxas que devem ser analisadas e levadas em consideração na hora de comprar ou vender seu imóvel.
Por isso mesmo, deve-se conhecer todas as taxas cobradas pelos cartórios, e saber o custo da transação imobiliária.
Mesmo para você que vai financiar seu imóvel, precisará de um valor de entrada além do gasto com taxas para o financiamento e registro.
O ideal é você manter uma reserva para estas taxas, sabendo de antemão o valor de todas as taxas que você terá que despender.
Não hesite em pedir orientação do corretor de imóveis, pois nosso papel é ajudar e guiá-lo com segurança por toda a transação imobiliária, dando-lhe a firmeza necessária para realizar o negócio com satisfação.
É importante lembrar que existem outros fatores a serem analisados, água, luz, impostos, internet, tv por assinatura (se for o caso);
Você que está saindo de um imóvel alugado para comprar sua casa financiada, deve ter o cuidado de contabilizar todo o contrato de aluguel para poder assumir a parcela do financiamento.
O ITBI pode chegar a 3% do valor do imóvel, dependendo do valor do imóvel.
Quem paga estas taxas é o comprador e não o vendedor; Já as taxas referente a IPTU, água, luz, comissão de venda e outras despesas referente ao imóvel serão pagas pelo proprietário até a data da venda, ou seja, deverá entregar o imóvel totalmente quitado ao comprador.
O ideal é o comprador ter entre 5 a 10% do valor do imóvel além do valor da compra, disponível para cobrir estas despesas.
Cada transação imobiliaria é única, e deve ser intermediada e conduzida de modo a proporcionar a satisfação às partes envolvidas.
Pois bom negócio é aquele em que tanto o que vende como o que compra, ficam satisfeitos;
É esta nossa proposta como imobiliária, ser o alvo certo para bons negócios.